A pandemia do coronavírus mudou totalmente a rotina de nossas empresas. Após verificarem as orientações jurídicas referente a sua equipe de trabalho (férias, licenças, etc.), é importante desenvolver um planejamento de trabalho para este período de emergência. Seguem algumas orientações:

Desenvolva uma estratégia/meio de comunicação efetiva com os colaboradores. Faça uma lista com nome, função, telefones de contatos de todos os funcionários (inclua um telefone de recado). Se a empresa ainda não tem, faça um grupo no whatsapp exclusivo para informações referentes ao trabalho para favorecer a comunicação imediata de qualquer alteração de horário, faltas, etc. Lembre-se, as orientações por este canal precisam ser claras e objetivas. Nada de repassar vídeos e mensagens desnecessárias. Oriente ainda para as notícias falsas (fake News) que só causam pânico.

Os colaboradores, como todos nós, estão afetados psicologicamente. Esclareça sobre todas as estratégias de enfrentamento que a empresa está adotando. Reforce a importância de todos da equipe.

Reforce as orientações sobre a doença: Formas de contagio, o que fazer em caso de apresentar sintomas da doença, doentes na família, etc. Verifiquem diariamente as informações em sites de órgãos oficiais (OMS, OPAS, Ministério da Saúde, prefeituras, etc.) ou sites confiáveis para prestar orientação segura.

Forneça os produtos de higiene e EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários e oriente sobre sua utilização e limpeza.

Verifique imediatamente as funções mais críticas e suas possíveis substituições (padeiros, confeiteiros, caixas, motoristas, etc.). Se não existir funcionários capacitados, comece a treina-los agora.

Alguns colaboradores podem adoecer ou se ausentar devido a um familiar doente. Que fique claro que o funcionário doente deve ficar em casa. Sua presença trará ainda mais insegurança para a equipe.

Procure adequar os espaços para diminuir a quantidade de pessoas que dividem a mesma área de trabalho. Diminua o número de pessoas no refeitório.

Direcione os funcionários para funções com maior necessidade.

Você também pode precisar se ausentar do trabalho. Seus líderes (gerentes, encarregados) ou familiares devem estar preparados continuar o trabalho de forma eficiente.

Não podemos nos deixar abater, porem temos que pensar em todas as adversidades que eventualmente possam  ocorrer.

Que isso tudo passe brevemente.