PALESTRA ABORDA O VISUAL MERCHANDISING


Uma boa Comunicação não serve apenas para grandes empresas. A afirmação é do palestrante, Caio Cesar Massao Ito, administrador de empresas com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. No último dia 27 de março, ele conversou com os associados do SIPAN/AIPAN, e abordou os conceitos do Visual Merchandising.

Segundo ele, o objetivo da palestra foi levar os panificadores à reflexão sobre a importância de trabalhar o ambiente da padaria, interna e externamente, para melhorar as vendas. O profissional abordou seis temas: iluminação, fachada, aparência dos produtos, equipamentos e mobiliários, comunicação visual, layout.

Ele mostrou alguns exemplos de panificadores e questionou qual o conceito que os clientes têm das padarias dos presentes. Utilizando como referência um estudo elaborado pelo SEBRAE da Bahia,  mostrou que aproximadamente 10% dos empresários pensam em grandes investimentos.

Logo, o sucesso pode estar na boa utilização do visual merchandising, que poderá inspirar o cliente da padaria a consumir mais. “Esse é o nosso propósito, criar um ambiente que inspire o cliente a consumir.”

Dentre os pontos apresentados para melhorar as vendas estão: melhorar a divulgação; aumentar o ticket; ampliar/melhorar o mix de produtos (variedade/qualidade); buscar parcerias estratégicas; melhorar o atendimento e o ambiente.

Um dos exemplos citados foi a degustação. Promover a degustação é uma maneira eficiente de divulgar os produtos. Outras estratégias podem ficar por conta de uma boa iluminação, uma vitrine interessante, bem como transmitir a sensação de limpeza e ambiente agradável.

Caio Ito ressalta que o cliente gosta de olhar, então é importante aproveitar todos os espaços disponíveis para se comunicar com ele. “Organize o layout a partir do ponto de vista de quem entra. Direcione o fluxo para permitir que o público tenha contato com o maior número de setores”, ressalta.