Produtos e Serviços

Hoje o SIPAN AIPAN ABC dispõe de profissionais capacitados, treinados e com conhecimento sobre o setor de panificação e confeitaria para visitar as padarias com objetivo de apresentar as entidades e nossos principais produtos e serviços, mensurando as necessidades do setor através de um contato direto com empresários e sua equipe de colaboradores desta forma auxiliando nosso associado, cativando não sócio e orientando nossa estrutura interna para geração de novos e melhores produtos e serviços.Existe um calendário de visitas e atividades a ser cumprido por cada profissional com metas a serem atingidas e resultados a serem buscados em prol da ampliação de nossa área de atuação dentro de nossa base territorial.

Síntese das Atividades:

“Técnico (a) em Alimentos e Nutrição – Mestre Padeiro”: A consultoria prestada pelo instrutor técnico oferece à padaria um profissional capacitado para orientar e compartilhar conhecimentos na área de panificação e confeitaria.
O profissional visita a padaria a qual o solicita e, junto ao proprietário, serão definidas as prioridades e a área de conhecimento a ser trabalhada.
Entre as áreas de atuação deste técnico encontram-se: desenvolvimento de novas receitas junto aos profissionais da padaria em questão; sugestões para aumento das vendas, auxilio para melhoria do designer de balcão, esclarecimento de dúvidas quanto à equipamentos e utensílios e à forma adequada de operá-los; esclarecimento de dúvidas sobre produtos de panificação/ confeitaria; realização de receitas junto aos profissionais de forma a orientar para a dinamização de processos e, assim, aumento de produtividade.

“Técnico (a) em Alimentos e Nutrição – Nutricionista”: profissional designado(a) para prestar orientações e serviços de assessoria principalmente no que diz respeito as regras e exigências solicitadas pela Vigilância Sanitária, executando ainda os seguintes trabalhos:

Assessoria em BPF: Este serviço tem o objetivo de criar uma relação de parceria com os proprietários das padarias, auxiliando-os a adequação de sua empresa às normas estabelecidas pela vigilância sanitária para a garantia de uma produção segura e de qualidade.
É composto por:

– Avaliação inicial;
– Apresentação de plano de ação;
– Orientação para implantação e acompanhamento das atividades;
– Treinamento para os manipuladores;
– Elaboração de POP’s (Procedimento Operacional Padronizado);
– Elaboração de Manual de Boas Práticas.

Treinamento em BPF para Manipuladores de Alimentos: Objetiva conscientizar e qualificar a equipe de colaboradores da padaria, conforme dispõe a ANVISA- Agencia Nacional da Vigilância Sanitária, visando a obtenção de produtos seguros.

Conteúdo Programático:

1) Noções de Microbiologia
– Contaminação
– Tipos de contaminação
– Tipos de microorganismos (bolores, leveduras, bactérias, vírus e parasitas)
– Microorganismos patogênicos e doenças transmitidas por alimentos
– Contaminação cruzada

2) Boas Práticas de manipulação de alimentos
– Higiene Pessoal e saúde do trabalhador
– Higienização de utensílios
– Controle de vetores e pragas

3) Noções de legislação Sanitária.

Treinamento em Atendimento ao Cliente: Tem por objetivo desenvolver competências que permitam ao profissional realizar de forma adequada as atividades de venda de produtos e prestação de serviços.

Conteúdo Programático:

– Autoconhecimento
– Comunicação
– Participação e responsabilidade
– Empatia
– Trabalho em equipe
– Qualidade no atendimento
– Foco no cliente
– Importância do bom atendimento
– Atendimento correto

Treinamento para Elaboração de Rotulo Nutricional: Tem por objetivo fornecer aos participantes as informações básicas sobre rotulagem nutricional dos alimentos fabricados em padarias e confeitarias, para que sejam capazes de entender e calcular o rótulo do produto.

Conteúdo programático:

Rótulo de alimentos

– Definição e informações obrigatórias
– Legislação aplicada

Rotulagem nutricional RDC 360/2003

– Definição
– Informação Nutricional obrigatória
– Itens da tabela de informação nutricional
– Modelos de rótulos
– Critérios para tamanho das porções e medida caseira
– Cálculo da informação nutricional passo a passo

Treinamento para elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação: Tem por objetivo capacitar os responsáveis técnicos das padarias para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação e sua implantação.

– Legislação Aplicada;
– Princípios de Boas Práticas de Fabricação
– Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação;
– Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão;
– Implantação do Manual de BPF e dos POP’s.

Elaboração de Rótulo Nutricional: Elaboração do rotulo nutricional através de programa específico, mediante o fornecimento do receituário do panificador.

Especialista em Psicologia do Trabalho/RH Comportamental – A Consultoria em Psicologia do Trabalho visa oferecer um suporte às padarias associadas quanto à gestão de seus funcionários.
O processo de consultoria ocorre em duas etapas: diagnóstico e intervenção.
Na primeira etapa, período de diagnóstico, busca-se levantar os problemas enfrentados pela empresa sob diferentes perspectivas. Para isso o psicólogo deverá realizar entrevistas com gestores e funcionários e também reconhecimento de espaço físico.

Ao fim desse período, o psicólogo será capaz de apresentar um projeto de intervenção contendo ações preventivas, ou remediativas, em relação aos problemas detectados na etapa anterior.
A empresa decidirá então as ações que desejam realizar, iniciando, assim, a segunda etapa (período de intervenção). Durante esta etapa o psicólogo irá executar as ações contidas no projeto, e aprovadas pela empresa, e também, deverá orientar o panificador para uma melhor administração de seus funcionários.

Departamento Jurídico

O Sipan disponibiliza aos seus associados, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 9h às 11h, o atendimento prestado por um advogado atuante nas áreas trabalhista, cível, tributária e criminal, no intuito de esclarecer dúvidas e auxiliar na tomada de decisões dos panificadores, tanto na esfera administrativa quanto perante o poder judiciário.

Disque Denúncia

Constituindo uma das grandes armas contra a ilegalidade, o Disque Denúncia (0800-7729771) é um serviço gratuito feito para atender não só o panificador, bem como a população dispostos a informar sobre o comércio ilegal de pães, irregularidades nas padarias ou qualquer outra reclamação ou informação que achar pertinente para o setor da panificação. A denúncia, que poderá ser anônima, será devidamente encaminhada aos órgãos competentes para que estes possam tomar as medidas cabíveis.

Cursos

No intuito de atender às necessidades de cada empresa e o cumprir dispositivos legais, o SIPAN, em parceria com o SENAI e SESI, oferecem cursos de Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos, Excelência no Atendimento ao Cliente, Iniciação à Confeitaria, Iniciação à Panificação Básica e Informática, todos voltados ao aprimoramento do conhecimento dos trabalhadores do setor de panificação.