DIA DO PÃO FRANCÊS

21marO dia todoDIA DO PÃO FRANCÊS

Detalhes

A paixão é tamanha que existe o Dia Nacional do Pão Francês, comemorado em 21 de março.

É uma sensação de reconhecimento e homenagem, afinal é conhecido de norte a sul do Brasil.

Está data nos faze lembrar o primeiro pão assado em forno de barro há 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento.

O pão chegou a Europa em 250 a.C., sendo preparado em padarias, mas, com a queda do Império Romano, esses estabelecimentos fecharam e o pão teve de ser feito em casa.

O “pão francês” hoje das padarias brasileiras não tem tanto a ver com os pães feitos na França. A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século 20, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.

Lembrando que a regionalidade brasileira está presente com o Pão Francês, com muitas variações de nomes: Carioquinha, cacetinho, filão ou pão de sal, mas uma coisa é certa: o pão francês é preferência nacional, tanto que ganhou uma data só para ele. Dia 21 de março é comemorado o Dia Nacional do Pão Francês e, ainda que seja um alimento milenar, vem sendo aperfeiçoado e, com sabores especiais, pães diferenciados com fermentação natural conquistam paladares cada vez mais exigentes.

O que não podemos negar é que um pão francês quentinho agrada a todos e atrai clientes para comprarem muitos outros itens diferenciados!

Mais

Duração

O dia todo (Terça )

Fale Conosco!