Palestras trazem conteúdo e inovação para o setor

As palestras foram o ponto alto do evento. Ao longo dos três dias, vários palestrantes abordaram temas de interesse que motivaram a reflexão e contribuíram para alertar sobre aspectos importantes da gestão de pessoas e produtos.

O Cenário da Alimentação – Novos Entrantes, foi o tema da palestra do representante do Sebrae, Fábio Costa Souza. Ele abordou o consumo do pão pelos brasileiros, que vem caindo, e ressaltou que é preciso ter ações práticas para melhorar esses números.

Ele destacou aspectos que fazem da padaria um ambiente diferenciado e atrativo para os consumidores, como atendimento, espaço para network, wifi, um bom café, dentre outros, e ressaltou que é importante utilizar as redes sociais para mostrar estes diferenciais.

O diretor Regional do Senai-SP, Ricardo Terra, apresentou um panorama de como o Senai enxerga a panificação e confeitaria e algumas ações que estão sendo dedicadas ao segmento. O mercado reúne cerca de 20 mil padarias e confeitarias, sendo 3.455, são pequenas e as micro, 15 mil e demais portes, cerca de 362, distribuídas em todo o estado de São Paulo.

No dia 1º de dezembro, o palestrante Alexandre Alexandre Giraldi Moreira, do Sebrae, falou sobre diversificação e criatividade produtos. Segundo ele, inovação é aquilo que nos move, e também que leva o cliente ao estabelecimento.

Logo, quando se fala em inovação é preciso entender que existem inúmeras linhas de processos, de pessoas, de produtos, o que permite inovar em várias formas. Citando o Manual de Oslo, ele destacou que é possível inovar com produto, processo, com método organizacional ou com método de marketing. “Essas são quatro grandes linhas que podemos seguir”.

Atendimento e Experiência do Cliente foi o tema do consultor do Sebrae, especialista em Marketing e Vendas, Caio Cesar Massao. Segundo ele, atendimento e experiência é algo normal no dia-a-dia, o que acaba permitindo que alguns pontos deixem de ser observados.

Buscando levar os presentes a refletir sobre o tema, ele foi elencando alguns aspectos e estimulam os clientes a frequentar os estabelecimentos e provocando o público a não apenas citar alguns aspectos, como também mostrar os diferenciais dos seus estabelecimentos.

Na parte da tarde, as palestras ficaram focadas nos aspectos de gestão do negócio. Darcy Mendes, diretor Comercial da Ireks, falou sobre as tendências da confeitaria e panificação e sobre a IBA 2023. Ele começou fazendo uma contextualização do evento, considerado um dos principais para o mercado. Segundo ele, como a cultura da panificação brasileira está muito voltada para a europeia, ele trouxe números do setor na Alemanha, como pontos de vendas, distribuição e faturamento.

Outro tema abordado foi a Eficiência Energética e os impactos a curto, médio e longo prazo. O palestrante do Sebrae, Gustavo Bueno Schiavone, explicou onde o ponto de eficiência é mais importante no negócio da padaria e desmistificou a questão do investimento, apontado muitas vezes como o vilão do processo.

As oportunidades no mercado livre de energia foram apresentadas pelo diretor da América Energia, Luiz Alfredo Cava. Ele fez uma análise de perfil de um consumidor com média de R$ 15 mil reais de conta mês, que multiplicado pelo número de estabelecimentos, demonstra que o setor de panificação possui um consumo significativo.

Aliado ao perfil de consumo da panificação, Cava também explicou os aspectos da sustentabilidade, para justificar as vantagens ao consumidor e finalizou explicando o lado financeiro de investir na compra de energia.

Encerrando o evento, Fred Alecrim, escritor e consultor, fez a palestra “Se Tornando Competitivo.” O palestrante começou destacando que é preciso olhar para dentro do negócio, pois enquanto você fica observando o negócio do concorrente, deixa de olhar para dentro e perde oportunidades.

“A gente tem que sair, ver o mundo, estudar. Muitas vezes a gente está olhando para a concorrência, buscando uma maneira de brecá-la, e quanto mais tempo a gente perde olhando para fora, menos a gente cuida do nosso negócio.”

Ele afirma que o mais importante hoje é entender o “que eu faço para o cliente preferir o meu negócio e não qualquer outro que surja por aí. É preciso equilibrar esse olhar. Pois se eu só olhar para fora, lá fora cresce e aqui não”.

“Na hora que você decide o que você vai fazer, você procura gente maravilhosa como o Sebrae, que vão te ajudar em tudo. Desde layout de loja até ficha técnica. O Sebrae tem vários produtos que são fundamentais e muita gente não acessa isso.”

 

Ministro prestigiou o evento

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez uma rápida visita aos panificadores durante a Convenção da ABIP. No dia 01 de dezembro, o ministro fez questão de deixar um abraço ao panificadores, nas pessoas do presidente do SIPAN, Toninho e da AIPAN, Manuel Melim.

Segundo ele, o setor da panificação é um exemplo de inovação, com uma visão aguçada de empreendedorismo. “Temos que agradecer o trabalho de vocês no dia-a-dia. Quero lembrar que estamos trabalhando muito nesse momento de transformação que o mundo passa, tem toda uma transição energética, ecológica, e o Brasil tem muita oportunidade para participar e pelo exemplo, ajudar a liderar o mundo na construção da paz, do entendimento e do diálogo, que é a principal ferramenta para qualquer confusão que exista, até dos grandes conflitos que estamos assistindo.

Explicou a situação criada após a implantação da Portaria que restringe trabalho de setores do comércio e serviços nos feriados, afirmando que mais uma vez, o diálogo será o caminho para encontrar uma solução para o tema. “Quero desejar sorte a vocês e dizer que estamos juntos. Se houver pendências que envolvam a minha área, estarei sempre à disposição.”

 

 

 

 

 

 

 

 

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