A marca Fortaleza e a M.Dias Branco completam 70 anos de história. Nascida em uma pequena padaria, hoje é a maior empresa de massas e biscoitos do País, e está comemorando sete décadas no dia-a-dia das famílias brasileiras. Pensando nesse momento a brand vai para as ruas da capital cearense com uma campanha 360º cheia de história e nostalgia, lembrando a todos um valor inseparável: “O amor só fortalece”.
A Fortaleza surgiu quando a Padaria Imperial, fundada pelo imigrante português Manuel Dias Branco, mudou-se do Centro para a Aldeota, onde está atualmente localizado o Hotel Praia Centro, transformando-se em uma padaria com uma pequena fábrica de biscoitos no segundo andar. Pouco tempo antes, seu filho Ivens, com apenas 17 anos, havia decidido trabalhar com o pai, convencendo-o a iniciar a produção dos biscoitos. Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.
O primeiro sucesso comercial de Fortaleza foi um biscoito do tipo Maria, batizado por Ivens como Pepita, remetendo à ideia de pepita de ouro. “Parece que eu estava adivinhando que ia ser uma coisa valiosíssima, uma Pepita de ouro mesmo”, afirmou Sr. Ivens em depoimento ao jornalista Sérgio Villas-Boas, que assina a biografia do empresário, falecido em 2016.
Mas algo muito curioso aconteceu: havia um pároco chamado Padre Pita que fazia a catequese na Igreja de Santa Luzia. Como a abreviação de padre é Pe, criou-se o folclore de que o biscoito havia sido batizado em homenagem a ele: Pe-Pita. A Kombi Fortaleza também é marcante, pois rodou anos pela cidade para distribuir as famosas massas e biscoitos da marca.
Entre 1954 e 1960, Manuel e o filho Ivens investiram em máquinas, fornos e moldes para ampliar a produção da marca Fortaleza. Logo em seguida a dupla pensou em fabricar também macarrão, um alimento que todo mundo adora e rende inúmeros pratos, além de ter como ingrediente principal, assim como os biscoitos, a farinha de trigo. O jingle do comercial de lançamento do Macarrão Fortaleza, que ficou conhecido como Tarantela, ainda é lembrado por muitos cearenses: “Macarrão Fortaleza, não pode faltar na sua mesa/ um prato delicioso/ macarrão Fortaleza/ fácil de preparar/ Macarrão Fortaleza/ é qualidade com certeza”.
A primeira campanha publicitária inspirou os empresários, que rapidamente decidiram criar um, mascote para a marca Fortaleza, então o personagem Fortinho, que até hoje estampa as embalagens e que está presente na memória afetiva dos cearenses ao longo das décadas.
Em 1967, foi lançada a linha Extra Fina de produtos, acondicionados em embalagens especiais para distribuição em cidades distantes, mas as ampliações já não eram suficientes para dar conta da produção, dado o sucesso dos produtos Fortaleza, que já eram vendidos em outros estados das regiões Norte e Nordeste.
Em 1980 o grupo inaugurou a sede da Fábrica Fortaleza, no município de Eusébio. Esta planta, hoje, é um complexo industrial com fábrica de massas, biscoitos, torradas e, também, um moinho de trigo. É um dos mais completos e modernos complexos industriais de produtos alimentícios do mundo, que produz itens de outras marcas da M. Dias Branco. Quem passa pela frente da fábrica “se delicia” com o cheirinho de biscoitos no ar.
Ainda no mesmo ano a marca Fortaleza já contava com três linhas de biscoitos e duas de massas. Hoje, Fortaleza oferece aos consumidores mais de 60 itens, entre massas do tipo comum, instantâneas, para rechear, sêmola e sêmola com ovos; biscoitos doces, amanteigados, salgados, água e sal, cream cracker, maria, maizena e rosquinhas; e uma linha completa de torradas.
Os 70 anos de Fortaleza são inseparáveis dos últimos 70 anos da capital do Ceará e de grande parte dos consumidores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde todos os produtos são distribuídos. Pensando em toda essa história, a marca investe em campanha 360º com presença em TV, Rádio, Mídia Exterior, Edição Especial Comemorativa do Jornal O Povo e Quadro Especial com o poetista Bráulio Bessa, na TV Verdes Mares, onde serão contadas histórias reais de vínculo entre a marca e famílias cearenses ao longo dos anos.