A importância dos panificadores para a economia não é novidade. Mas a atividade, que sempre foi sinônimo de muita dedicação, é feita de abnegados que com muita dedicação contribuíram para o crescimento e avanço do setor, deixando um legado de realizações.
Pensando nestes personagens, o SIPAN e a AIPAN decidiram criar um troféu para homenagear os panificadores que se destacam no mercado. Para tanto, as entidades decidiram dar ao símbolo o nome de um desses personagens, que por seu trabalho árduo pela classe, deixou um legado de companheirismo, determinação e serviço: Carlos Alberto Palmeira Lopes.
Nascido em 1957 em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista, iniciou sua carreira no ramo da panificação quando entrou na Santista Alimentos, em 1983, permanecendo ali até 2004. Durante sua jornada, passou por outros moinhos de trigo e jamais saiu do setor. Foram anos de dedicação à panificação, segmento com o qual se comprometeu para sua expansão e fortalecimento. Sempre dedicado aos filhos, esposa e família, Carlos morreu há 12 anos, deixando como herança a todos que o conheceram o amor pela vida.
A família foi a primeira a receber o troféu. A diretoria fez questão presenteá-los e ressaltar a importância do legado deixado por Lopes. O momento da entrega foi muito emocionante, principalmente para o presidente da AIPAN, Manuel Melin, amigo pessoal de toda a família.
A seguir chegou o momento de homenagear com o troféu Amigo da Padaria – Carlos Alberto Palmeira Lopes -, Roberto Caribé, pela sua ética e trabalho impecável e pelo compromisso com a excelência. “Caribé é o exemplo de um empresário que enfrenta desafios com coragem e determinação. Sua capacidade de liderança é admirável para os que trabalham ao lado dele, por ser uma pessoa que inspira sua equipe a alcançar resultados extraordinários”.
O troféu Amigo da Padaria será entregue anualmente, sempre durante o Jantar do Panificador, como forma de homenagear o emprenho e a dedicação dos empresários que contribuem para manter a panificação entre as principais e mais importantes atividades da economia e do coração dos brasileiros.