Sempre com uma grande oferta de cursos, o SIPAN concluiu a primeira turma do curso Mulheres na Panificação. Com uma adesão dentro do esperado, o curso foi voltado para mulheres que desejam atuar na àrea de panificação ou confeitaria.
Para a técnica em Nutrição do SIPAN-AIPAN, Rosinei da Silva Catharino, a Rosi, a motivação para a elaboração do Projeto surgiu em virtude do grande número de mulheres que trabalham no setor de panificação e confeitaria do grande ABCDMR.
“Apesar do número de mulheres atuando no setor, poucas são padeiras ou confeiteiras. Porém, o curso não pretende atender somente quem deseja iniciar uma nova profissão, mas também as gerentes e proprietárias que estejam iniciando e queiram entender melhor a engrenagem da produção e ter uma gestão mais eficiente”, explica Rosi.
A técnica destaca ainda que a realização de cursos profissionalizantes é muito importante, já que contratar profissionais qualificados é uma grande dificuldade do segmento. “Ter profissionais qualificados faz toda a diferença dentro do processo produtivo. Além da qualificação técnica da mulher em panificação ou confeitaria, queremos que ela tenha uma visão sistêmica da empresa e desta forma possa contribuir para o crescimento da panificadora e consequentemente, cresça junto”, conta.
O apoio do SENAI foi essencial para a concretização do Projeto. “O SENAI é reconhecido dentro e fora do Brasil pela sua expertise em qualificação profissional. Já estamos realizando a segunda turma do Curso de Técnicas de Confeitaria, e para 2024, pretendemos iniciar o curso de Técnicas em Panificação”, finaliza Rosi.