Sipan Aipan ABC

Parceria entre SIPAN e SENAI traz curso voltado para mulheres

Ao longo dos anos o SIPAN-AIPAN sempre se preocupou em oferecer benefícios aos associados, para tanto criou a Escola de Panificação e Confeitaria que busca reduzir a falta de mão-de-obra qualificada para o setor, através da capacitação dos colaboradores das padarias associadas.

Como parte deste trabalho, o Sindicato lançou o projeto “Mulheres na Panificação”, em parceria com o SENAI. Segundo o presidente do Sindicato, Antonio Carlos Henriques, o Toninho, a ideia da criação desse projeto partiu da técnica em nutrição do SIPAN-AIPAN, Rosinei Catharino, e da gerente Sueli Bernardino.

“Elas propuseram esse trabalho e logo de cara a gente aceitou, foi só uma questão de harmonizar como seria feito. A realização do curso é muito importante porque nossa intenção é integrar cada vez mais as mulheres ao setor da panificação, mas principalmente, na área industrial, a ideia é ter profissionais capacitados dentro das padarias independente do gênero”, explica Toninho.

Sueli conta que a idealização do curso veio de uma conversa entre as duas sobre a falta de mão de obra qualificada. “Juntamos essa necessidade com a ideia de termos mais mulheres atuando diretamente na produção das padarias, já que tanto o padeiro como o confeiteiro são peças chave na padaria”, comenta Sueli.

Para Toninho, ainda é necessário um trabalho com os donos dos estabelecimentos para que possam entender a necessidade de qualificar as funcionárias que já trabalham nas padarias. “Temos que trabalhar para que vejam que não é uma perda de tempo a realização do curso, pelo contrário, ele pode ter dentro da sua empresa profissionais capacitados”, finaliza.

Fale Conosco!