Taste Tomorrow traz principais tendências da alimentação na América Latina

Crescimento do plant-based, uso de IA em receitas e preocupação com imunidade e saúde mental se destacam no estudo da Puratos

 

Plant-forward, tech-inspired, fusion flavored, clássicos continuados, saúde holística: estas são algumas das principais tendências apresentadas ontem pelo grupo belga Puratos – um dos maiores fabricantes de insumos de panificação, confeitaria e chocolate do mundo –, em sua pesquisa anual “Taste Tomorrow”, divulgada em evento realizado em Buenos Aires, na Argentina, nesta quinta-feira (6).

A pesquisa entrevistou mais de cinco mil consumidores em sete países da América Latina, incluindo Brasil. Em paralelo, foi feito um monitoramento para entender o que estava sendo dito sobre alimentação nas principais redes sociais. Os dados foram compilados por IA e analisados por um time de experts e as conclusões buscam traçar um perfil detalhado das tendências de consumo e hábitos alimentares nos países pesquisados.

“Nosso propósito principal foi entender o pensamento do consumidor de hoje, para podermos, assim, desenvolver produtos relevantes para o mercado”, disse Pierre Tossut, CEO global do grupo, na abertura do evento.

O crescimento acelerado da adesão do consumidor latino-americano aos produtos plant-based, movimento chamado pelo estudo de plant-forward, foi uma das surpresas: 69% dos consumidores da América Latina disseram ter comprado algum produto plant-based nos últimos 30 dias (contra 56% globalmente); 76% reconhecem a pegada ambiental positiva associada a essas opções, e 72% afirmam que os alimentos vegetais são alternativas mais saudáveis aos de origem animal (em comparação com 58% em todo o mundo).

“O número de pessoas que compram produtos plant-based duplicou de cinco anos para cá”, revelou Sophie Blum, diretora de marketing, canais e digital da Puratos, durante coletiva realizada no evento. “O fato de a América Latina estar à frente do resto do mundo nessa tendência é uma inspiração para empresas do setor criarem novos produtos.” Para garantir a produção de ingredientes e artigos sem leite, ovos ou manteiga, a Puratos criou um laboratório próprio. “Além de substituir leite e ovos, desenvolvemos um produto chamado mimetic, que torna possível produzir croissants sem manteiga”, disse Tout.

IA na cozinha
O nome tech-inspired se refere à “revolução tecnológica que está atingindo o setor culinário da América Latina”, segundo os autores do estudo, que observaram um aumento de 81% na adesão de novas tecnologias pelos profissionais do setor no último ano. De acordo com o “Taste Tomorrow”, o sintoma mais visível desse movimento é o uso do fenômeno tech do momento, a inteligência artificial generativa, para incrementar as receitas – e a apresentação dos pratos.

“Os profissionais do setor estão usando a IA generativa para incrementar suas receitas”, diz Sophie Blum. “Mas não só isso: padeiros e confeiteiros usam geradores de imagens para criar iguarias incríveis visualmente, que depois ganham vida em suas cozinhas. Esse é um exemplo de como a IA pode ser uma inspiração para os criadores, e não uma inimiga”, diz a executiva. “A integração entre avanços tecnológicos e habilidades culinárias contribui para elevar toda a indústria.”

Tradição se mantém
Fusion-flavored, ou sabores de fusão é o nome dado à tendência dos consumidores latino-americanos em experimentar novos sabores, formatos ou texturas nos alimentos que consomem. Na pesquisa, 78% dos entrevistados disseram que estavam dispostos a experimentar alimentos em novos formatos; 77% gostariam de provar alimentos com texturas diferentes; e 75% procuram ativamente combinações de sabores novos ou incomuns.

Mas as receitas tradicionais, aquelas que passam de geração em geração nas famílias latino-americanas, se mantém. Como complemento ao movimento de experimentação, o estudo detectou a tendência “clássicos continuados”. “Ao mesmo tempo em que querem tentar novos sabores, os consumidores se agarram a algo mais familiar”, diz Shophie. “Oito em cada dez entrevistados da América Latina dizem que gostariam de comer algo que identificassem, mas com um sabor ou textura diferente do tradicional”, afirma a executiva de marketing.

Saúde holística
Se no passado os consumidores apostavam na saúde funcional, escolhendo determinados ingredientes ou pratos para prevenir doenças, agora o foco está na saúde holística – que reúne bem-estar, bom funcionamento gastrointestinal, imunidade e saúde mental. 85% dos consumidores na América Latina expressam seu desejo por alimentos que melhorem a saúde intestinal, superando a média global de 75%. Enquanto isso, 80% procuram consumir produtos que contribuam para sua saúde mental, e 82% dizem se preocupar com a imunidade.

“Houve um crescimento muito forte nessa tendência no mercado latino-americano”, disse Evelyn Gonzalez, vice-presidente de marketing para a América Central, América do Sul e Caribe da Puratos, durante o evento. Segundo o presidente da Puratos, a preocupação com a imunidade já existia antes, mas explodiu durante a pandemia. “Agora as pessoas entendem que o caminho para evitar doenças pandêmicas passa pela alimentação. Isso explodiu nos dois últimos anos, o que fez com que aumentássemos o investimento em pesquisas na área”, complementou Pierre Tout.

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